A cultura digital (Boll, 2013) é um pano de fundo
apropriado para discutir como esses processos de mudanças têm repercutido na
autoria e produção de materiais multimídias.
A oficina terá duas partes. A primeira parte de
fundo teórico está organizada visando apresentar alguns conceitos que impactam
nas formas de preparar materiais didáticos para todos os níveis educacionais, a
saber: conceito de atrator e de fetiche visual, as novas ecologias de
aprendizagem (Baron, 2006; Coll, 2013), trajetórias e rotas de aprendizagem e a
identidade de aprendiz (Coll & Falsati;2007) na cultura digital.
A segunda parte propõe um conjunto de atividades mão na massa que visam preparar
professores, tutores, estudantes de licenciatura para lidarem com os contextos
de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, tais como fóruns, blogs e redes
sociais de forma desafiante, interessante e instigadora, rompendo com a lógica
analógica de ensino, ao preparar para as autorias
digitais.


Bom dia, pessoal, já iniciamos nossa autoria e produção na cultura digital com a abertura desse blog para o curso. Não vivemos em dois mundos: um real e um virtual. Há somente um mundo, o real, que se expande potencialmente mediado pelas novas configurações comunicacionais e inter-relacionais na web. As novidades, assertividades e boa fé das pessoas estão nos dois universos da vida real, analógico e digital. Assim, como as mazelas, as grosserias, e os fenômenos absurdos e escatalógicos do mundo. Bem-vindo a oficina da SM - UnB- Psicologia e Educação.
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